Patrimónios Mundiais
área de menu central (partilhada)
A Terras de Trás-os-Montes orgulham-se de exibir três selos da UNESCO( Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Esta classificação reconhece a importância e o valor patrimonial, natural e cultural do património e revela a preocupaçã e esforço acrescido na preservação da identidade cultural e na conservação ambiental.
Os três Patrimónios mundiais existentes no território são:
Classificado, em 2019, como Património Imaterial da Humanidade, o Carnaval de Podence é das manifestações culturais mais importantes das Terras de Trás-os-Montes. A singularidade desta festividade, aliada à forte envolvência da comunidade enquanto agente principal para a manutenção deste ritual ancestral e o relevo que assume no panorama cultural da região foram determinantes para que a UNESCO classificasse o Carnaval de Podence como Património Imaterial da Humanidade.
No Carnaval de Podence, mais conhecido como Entrudo Chocalheiro, a folia faz-se ao som dos chocalhos que ecoam tradição. De cara tapada com máscaras de couro ou latão, trajes adornados com franjas coloridos, um pau na mão e chocalhos à cintura, os caretos percorrem as ruas da aldeia para chocalhar quem encontram pelo caminho. Manda a tradição que o façam às raparigas solteiras, numa performance relacionada, com antigos rituais de fertilidade. O que é facto é que estas criaturas e a Festa que protagonizam está imbuída de uma elevada carga simbólica, que as gentes da terra tão bem souberam preservar.
O Geopark Terras de Cavaleiros é uma área geográfica bem definida, coincidente com os limites administrativos do Concelho de Macedo de Cavaleiros, com um importante património geológico ao qual se soma um grande património de biodiversidade, um notável património histórico-cultural, os produtos locais, a rica gastronomia e a arte de bem receber das suas gentes.
O singular Património Geológico dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra, despertando o interesse de geólogos de todo o mundo. O Património Natural é diferenciador, com paisagens deslumbrantes e preservadas, mantendo viva a identidade do povo, que conserva o segredo de tratar a terra, a mestria com que confeciona os seus pratos e o carinho com que acolhe aqueles que o visitam.
O Geopark Terras de Cavaleiros assume um papel proactivo no sentido de estimular o turista a viver experiências gratificantes, que o façam tornar-se num protagonista ativo e não um mero observador da paisagem. Contribui para a afirmação deste como um destino geoturístico de excelência, que proporciona vivências científicas, educativas e culturais, onde todas as vertentes desta abordagem contribuam para o desenvolvimento sustentável do território, mantendo intactas as suas características naturais e a autenticidade das suas gentes.
RESERVA DA BIOSFERA TRANSFRONTEIRIÇA MESETA IBÉRICA
O território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica abrange 87 municípios, 12 em território português e 75 em território espanhol, 48 municípios correspondem à província de Zamora e 27 à província de Salamanca. Com uma Área Total de 1.132.607 ha, é a maior da Península Ibérica e a maior Reserva da Biosfera transfronteiriça da Europa. Desde a Serra que ladeiam a Sanabria, à margem sul do Rio Douro, de Bragança a Salamanca e da Serra da Culebra ao Tua, esta Reserva é um território único no contexto europeu, com valores naturais e culturais comuns.
Planeador de visita